O problema é a conta da luz que sobe, já que 70% da energia gasta em uma casa é durante o banho, isso fora o risco de BLACKOUT (apagão), pois como consome muita energia, se vários chuveiros estiverem ligados ao mesmo tempo em uma só caixa de força, pode sobrecarregá-la.
Por isso em meados de 2000 e 2001 foi imposto aos brasileiros, racionamento de energia,foi estabelecida uma meta de 20% de redução de consumo de energia, forçando as pessoas a mudar hábitos e rotinas, privando a utilização de eletro-eletrônicos, etc.
Neste período em pleno banho ao lavar os pés sujos de terra avermelhada de sua cidade natal, em Rio Vermelho, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais que o tecnólogo José Geraldo de Magalhães teve uma idéia ao perceber a água quente se esvaindo pelo ralo. Pensou em desperdício e começou a imaginar um sistema que aproveitasse esse calor para ajudar a esquentar a própria água do chuveiro.
Ele inventou o Recuperador de Calor, aparelho que recicla o calor da água utilizada no banho para pré-aquecer a água fria que se dirige a entrada do chuveiro, o invento foi testado na PUC Minas a pedido da CEMIG e se transformou em Produto, que foi batizado de KIT REWATT.
Sete anos depois daquele dia, Magalhães acompanha, desde setembro de 2007, a distribuição gratuita de um lote de 7.000 peças de seu invento para pessoas carentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte num programa elaborado e financiado pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG).
DIFERENCIAIS DO SISTEMA KIT REWATT:
- Economia de energia;
- Maior conforto, sem aumento de consumo;
- Produto ecológico.
- Fácil instalação; sem necessidade de obras;
- Piso antiderrapante;
- Fácil higienização e manutenção;
- Facilidade de transporte para outros pontos;
- Evita quedas de tensão, de chaves, etc.;
- Ampliação das alternativas de temperatura;
- Retorno de investimento garantido, com a economia de energia;
- Além do sucesso comprovado em residências, tem ótima performance em:
- Academias de ginástica;
- Clubes;
- Indústrias;
- Hotéis; etc.
A água, antes de chegar ao chuveiro, passa por uma plataforma, onde é feita a reciclagem do calor.A água ainda chega fria ao chuveiro(apenas no começo), lá ela é aquecida e quando cai novamente na plataforma, aquece o sistema e assim aquecea a água que passa por lá, chegando ao chuveiro já pré aquecida e poupando quase 50% de energia, pois o chuveiro precisa de menos energia para aquecer a água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário