"Cerca de 90% de todos os desastres naturais estão relacionados ao tempo, clima e água."
Todos os dias, vemos nos noticiários, desastres causados pela fúria da natureza, muitos deles criados pelo próprio ser humano, pois até mesmo as inundações poderiam ser evitadas se nos conscientizássemos, pois muitas delas são causadas pelo aumento do volume de água nos oceanos, que é causado pelo derretimento das calotas polares pelo Efeito Estufa, que nós mesmos causamos.
Além de destruirmos o ambiente, nós "pedimos" para que os desastres venham, poxa, o que leva uma pessoa a construir uma casa na beira de um arroio, ou no pé de um morro? A miséria? A falta de outro lugar para morar? Pode até ser isso mas, por que, ao invés de construir suas casas em locais de risco as pessoas não procuram outro lugar? E por que o governo não ajuda estas pessoas?
"O Homem certamente cria muitos problemas ao meio ambiente, mas, por outro lado, a humanidade também possui recursos para reparar os erros que comete. Para que isso aconteça é necessário vontade política e investimentos por parte dos governantes. Atualmente é possível, graças ao avanço tecnológico, combater não somente os efeitos dos problemas ambientais e climáticos, mas também suas causas."
Quer ver um exemplo, de que pode-se precaver um desastre?
Duvido de que você tenha esquecido o Furacão Katrina que atingiu Nova Orleans (EUA), em 2005...
"É certo que era impossível prever todos os danos causados por ele, mas muitos deles eram previsíveis. Nova Orleans é cercada por água em três lados (Rio Mississippi, Lago Pontchartrain, e o Golfo do México) e constantemente inundada durante furacões.
A cidade está construída abaixo do nível do mar e escapa de uma inundação permanente por um sistema de barragens e bombeamento. As barragens estão preparadas para suportar furacões de nível três, mas o Katrina foi de nível quatro. Existe tecnologia suficiente para criar barragens que suportam até furacões de nível cinco. O sistema de bombeamento que retira a água das áreas baixas funciona por eletricidade, e não por geradores. Obviamente, a eletricidade foi cortada não apenas em Nova Orleans, mas por toda a costa do Golfo durante a passagem do Katrina. O sistema poderia funcionar por geradores, mas isso custaria dinheiro, dinheiro que os governos provavelmente não queriam gastar."
Este é só um dos exemplos de que podemos nos precaver destes desastres, mas ainda assim, nós devemos mesmo é evitá-los.
"Nova Orleans foi um alerta para o que pode acontecer no futuro em várias partes do planeta. Mais do que nunca os países e seus governantes deverão levar a sério as alterações climáticas a fim de evitar tragédias ainda piores, pois toda a tecnologia e recursos finaceiros disponíveis não servirão de nada se não forem utilizados para fins corretos."